sábado, 21 de setembro de 2013

Tratamento multidisciplinar da obesidade

     Oi amores, como é de costume me preocupo com o conteúdo do blog, só posto coisas verdadeira que encontro em sites confiantes para não passar informações erradas, ou eu monto um post falando de mim. Eu lí uma matéria no site da Uol - Bio Menu, e achei muitíssimo importante e vou compartilhar com vocês.
______________________________________________________________________

Tratamento multidisciplinar da obesidade

     A obesidade é uma doença com proporções pandêmicas. Isso é, sua prevalência está aumentando mundialmente.  Muitas pesquisas estão sendo feitas para tentar conter o avanço desse quadro. Mudanças na dieta, estilo de vida, tipos de atividade física, medicamentos, tudo isso tem seu papel importante nessa luta.
Só um dos aspectos não resolve o problema. Não adianta mudar a alimentação e não sair do sedentarismo.
     Cirurgia bariátrica, indicada para casos graves de obesidade onde o paciente é resistente aos outros tratamentos, tem ótimos resultados nos primeiros dois anos pós-cirurgia. Mas com o tempo, vemos os pacientes recuperarem boa parte do peso perdido num prazo de 5 anos.
     Ultimamente muito se fala de um medicamento usado para controlar o diabetes, que saiu recentemente na mídia, como a panacéia para o emagrecimento. Trata-se da liraglutida, um análogo do peptídeo similar à glutamina-1, que é um inibidor natural de apetite e em alguns casos induz o pâncreas a secretar mais insulina.      O estudo clínico publicado nesse ano na revista International Journal of Obesity é belíssimo, bem conduzido, feito por pesquisadores conceituados da área.
     Mas vale lembrar que, nesse estudo, além do uso da droga em pacientes obesos saudáveis, os sujeitos também se submeteram a um déficit calórico de 500 kcal/dia e praticaram atividade física.
     O que foi avaliado nesse artigo? A droga parece ser efetiva e segura por até dois anos quando acompanhado de DIETA e EXERCÍCIO na promoção e manutenção da perda de peso.
     A minha leitura sobre isso? O tratamento da obesidade deve ser feito de forma multi e interdisciplinar, com acompanhamento médico, nutricional, psicológico e deve estar contemplado nesse tratamento a atividade física orientada e prescrita por profissional capacitado.
     Só remédio não adianta. Como se diz, o paciente tem que querer emagrecer e não “ser emagrecido”...


0 comentários:

Postar um comentário

Sou Aywme de Souza, tenho 21 anos, postarei, vídeos, imagens do meu cotidiano e várias dicas para me incentivar e ajudar de algum jeito você que está lendo. Estou tbm no Instagran: aywmee