terça-feira, 2 de julho de 2013

Vou contar uma historinha

     Comer é um dos maiores prazeres da vida. O sabor dos alimentos colocados pelo Criador como recadinhos de amor podem nos trazer muita satisfação. Neste ponto, porém, cabe um alerta: as delícias da comida podem ser usadas para o nosso benefício ou para nossa destruição! Há uma profunda verdade no ditado popular: "Você é o que você come." Analise a seguinte alegoria.

     Chico e a herança
     O homem mais rico da cidade estava preocupado. Já se achava com bastante idade, e a morte poderia chegar a qualquer momento. Para quem iria sua fortuna? Não se casara e não tinha herdeiros. Seus parentes não lhe queriam bem, portanto nada lhes deixaria como herança. Se não tomasse providências rápidas, após sua morte, seu dinheiro ficaria com o governo. O que fazer? Foi então que se lembrou do Chico, um sobrinho que sempre o visitava. Tudo o que ele pedia ao Chico, o sobrinho prontamente atendia. Mas... seria por amor ao tio, ou por interesse em sua fortuna? Após analisar bastante, o homem rico se decidiu por um plano. Chamou o Chico ao escritório e com voz triste lhe disse:
 - Meu sobrinho, estou ficando velho e posso morrer a qualquer momento. Tenho, porém, um pedido a lhe fazer. Talvez seja um dos últimos. Você pode me atender?
 - Com o máximo prazer, tio. Qualquer coisa que o senhor pedir.
 - Bem, eu vou fazer uma viagem e só voltarei daqui a seis meses. Enquanto isso, você pode construir para mim uma casa bem bonita? Pode ter piscina, quadras, sauna, salão para festas, etc. Dê rédeas à sua inauguração. Pegue o dinheiro de minha poupança. Use o quanto for necessário, mas, por favor, apronte a casa dos meus sonhos antes que eu volte! Você fará isso por mim, Chico?
      O sobrinho deu um sorriso amarelo, mas disse:
 - Claro, tio, o seu desejo é uma ordem!
      Porém, lá no seu íntimo, Chico pensou: "Que tio chato. Nessa idade, pedir algo tão caro! Estou de olho no dinheiro dele quando morrer. Agora ele vem gastar tudo isso! Lá se vão meus futuros carros, meu futuro iate, minha ansiada poupança... Mas vou tapeá-lo. Vou contratar um construtor desonesto: vamos usar mais areia do que devemos, usar peças de casas demolidas e pintá-las como novas, economizar no encanamento, fiação, etc. A casa vai ser construída, mas só nós dois vamos saber como."
     E assim aconteceu.
     Quando o tio chegou de viagem, Chico pegou-o no aeroporto, e o levou imediatamente para ver a casa nova. Que surpresa para o tio: a casa era realmente linda! Chico provara que atendia aos desejos do tio e o idoso homem julgou ser este um sinal de lealdade. Chamou o sobrinho ao escritório e lhe disse:
 - Filho, você tem sido muito leal a mim por todos esses anos, e quero recompensá-lo por isso.
     Chico pensou: "É agora que me torno o homem mais rico da cidade."
     Mas o tio continuou:
 - A casa que você construiu é a sua herança. O resto vou doar para instituições de caridade.
     Que notícia mais chocante para o sobrinho! Seus sonhos de riqueza ruíram imediatamente. Só aquela casa malfeita como herança? Ah! Se ele pudesse começar tudo de novo. Com que capricho faria a construção de sua própria casa....
     Dentro de pouco tempo a "herança" de Chico apresentava rachaduras, desgastes, defeitos no encanamento, problemas elétricos, necessidades urgentes de uma boa reforma. Que arrependimento ele sentia por ter usado material tão inferior e ter sido tão descuidado com a construção da casa.
    Essa mesma realidade é vista em outra construção - o nosso corpo. Cada tecido, cada órgão, cada célula só pode ser formado com o material recebido através do sangue. Se entrar para a corrente sanguínea material de primeira, a qualidade da construção do organismo revelará isso. Se, porém, sua alimentação foi inferior, de segunda classe, descuidada, com certeza o resultado será um corpo problemático, porque "você é o que você come".
     Veja o caminho para deliciar-se com os alimentos que você come, e receber, ao mesmo tempo, os maiores benefícios possíveis. Praticando os princípios que se seguem, você poderá desfrutar de sua comida sem remorso nem sequelas.



     Li essa história no livro "Saúde com sabor - receitas para uma vida saudável / Eunice Leme Vidal".

0 comentários:

Postar um comentário

Sou Aywme de Souza, tenho 21 anos, postarei, vídeos, imagens do meu cotidiano e várias dicas para me incentivar e ajudar de algum jeito você que está lendo. Estou tbm no Instagran: aywmee